9 Passeios para você fazer em Salvador

25.jun.2021 | Passeios, Salvador

  1. Quando o assunto é turismo, o Brasil é referência no mundo. Somos privilegiados por ter uma cultura maravilhosa e cheia de diversidade. E um dos principais estados para o turismo brasileiro é a Bahia. Sua capital, Salvador, carrega história, natureza, fé e diversão ao mesmo tempo.

Assim podem ser divididos os roteiros por Salvador. Nas cidades Alta ou Baixa, atrativos não faltam para surpreender o visitante o ano inteiro. São igrejas e casarões no Pelourinho; burburinho e acarajé no Rio Vermelho; lavagem e fitinhas no Bonfim; praias badaladas e rústicas no Litoral Norte.

E nada melhor que estar em Salvador no verão, com as festas de rua e muito Carnaval.
Veja os nove passeios imperdíveis na cidade que separamos para você:

Pelourinho

Nenhum outro lugar reflete tão bem a alma da Bahia quanto o Pelourinho. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro na Cidade Alta, tem mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. Vielas, ladeiras e largos concentram igrejas, museus, restaurantes, lojas e gente de Salvador, do Brasil e do mundo.

Noite no Rio Vermelho com acarajé

Salvador tem uma barraquinha de acarajé em cada esquina, mas para experimentar os quitutes preparados pelas baianas mais famosas da capital siga para o bairro do Rio Vermelho.

Solar do União / Museu de Arte Moderna da Bahia

Um dos mais belos conjuntos arquitetônicos às margens da Baía de Todos-os-Santos, o Solar do Unhão abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia, reunindo mais de duas mil obras de pintores brasileiros como Di Cavalcanti, Portinari e Tarsila do Amaral. Construído no século 17, em alvenaria de pedra, para ser a residência do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, o solar foi adaptado para fins comerciais, sendo composto por casa-grande, senzala, capela, armazém e cais.

Passeio para a Ilha dos Frades

Sem dúvidas é um passeio bem diferenciado, repleto de natureza e verde, a Ilha dos Frades é um lugar para relaxar e curtir a natureza. O passeio acontece através de  escunas e podem levar em média 7 horas, desde a saída, até o retorno para Salvador.

Igreja do Bonfim

igreja do Senhor do Bonfim, com certeza, é a mais famosa de Salvador em função da tradicional “Lavagem do Bonfim”, comemoração marcada pelas baianas jogando água nos degraus do templo em uma festa que dura o dia inteiro, animada por blocos de afoxé.

Elevador Lacerda

A maneira mais original de circular entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa é através do Elevador Lacerda, um dos marcos da capital baiana inaugurado em 1872. Com 72 metros de altura, liga a Praça Tomé de Souza (parte alta) à Praça Cairu, onde fica o Mercado Modelo. Restaurado em 2002, ganhou nova iluminação noturna e janelas panorâmicas que descortinam o cais e o mercado. São quatro cabines, sendo que a 1 e a 2 são originais, utilizadas desde a inauguração. As de número 3 e 4 são da obra de 1930. As viagens duram cerca de 30 segundos e transportam uma média de 20 mil pessoas por dia.

Passeios e aluguéis de Escunas e Lanchas

Passeios diferenciados e inesquecíveis pelo mar de Salvador, saindo da Baía de Todos os Santos e curtindo diversos locais repletos de natureza, águas claras, boa gastronomia e muita diversão. Alugar ou fazer passeios com qualquer tipo de embarcação com certeza é uma lembrança que você leva para a vida toda.

Ponta do Humaitá

Um dos lugares mais charmosos de Salvador – com privilegiada vista da Baía de Todos-os-Santos e um pôr do sol espetacular – ainda é pouco explorado. Escondida na península de Itapagipe, na Cidade Baixa, reúne um pátio, uma igrejinha, um convento e um farol – arquiteturas típicas da capital baiana. A Ponta do Humaitá fica perto do Forte de Monte Serrat ou São Felipe.

Arena Fonte Nova

O estádio foi um dos primeiros a serem inaugurados no país para receber a Copa do Mundo de 2014. A arena multiuso oferece o Tour 100%, com visitas guiadas pelo estádio e bastidores. O passeio acontece diariamente e dura 1h15.

Agora queremos saber, quais destes lugares você já visitou ou pretender visitar ainda quando vir a Salvador?