As praias de Morro de São Paulo

17.nov.2020 | Morro de São Paulo

Parte do charme do Morro de São Paulo é sua mistura de hotéis e restaurantes novos e sofisticados com pousadas e tavernas mais antigas e desgastadas. Esta ilha sem carros e relaxada tem apenas uma estrada e um punhado de praias… este é um lugar maravilhoso para fugir das preocupações da sua vida e desfrutrar de praias incríveis.

As Melhores Praias de Morro de São Paulo

Em Morro de São Paulo, localizada na Ilha de Tinharé na Costa do Dendê, reina a simplicidade baiana. Ninguém perdeu muito tempo em chamar aquela de Praia Grande, ou aquela outra de Praia Brava, ou aquela outra ainda de Praia do Meio.

Simplesmente, as praias de Morro de São Paulo ganharam o nome de acordo com a sequência em que aparecem.

Primeira Praia de Morro de São Paulo

Entre as praias de Morro de São Paulo, essa é a praia mais visitada pelos próprios moradores: é comum encontrar o pessoal jogando bola ou simplesmente esticado na areia.

A maior parte do comércio de Morro está na Primeira Praia, e também encontramos nela uma série de casas debruçadas sobre o mar. Debruçadas não é força de expressão: basta abrir a porta e pisar na areia. Ali foram construídas as primeiras casas de Morro de São Paulo.

É nessa praia também que desce a famosa tirolesa de Morro de São Paulo.

Segunda Praia do Morro de São Paulo

A Segunda Praia é a mais movimentada entre as praias de Morro de São Paulo.

De dia, é o lugar ideal para quem está com aquela preguicinha de andar. É só procurar uma das cadeiras para alugar por lá.

Os restaurantes e bares são inúmeros, a maioria deles tem mesas na areia e são boas opções para quem gosta de comer na praia, seja na hora do almoço ou do jantar. Eles seguem em sequência por uma passarela de madeira.

À noite, além do movimento dos restaurantes, boa parte deles com música ao vivo, a passarela também recebe barracas de caipifrutas.

A praia é o cenário de várias festas e luaus, e mesmo de noite, o povo fica na areia curtindo o mar e namorando.

Por isso, fica a dica. Se você gosta de tranquilidade, talvez ficar hospedado na Segunda Praia não seja a melhor alternativa entre as praias de Morro de São Paulo, já que as festas podem trazer um pouco de barulho.

Terceira Praia do Morro de São Paulo

O ponto mais complicadinho dessa caminhada pelas praias de Morro de São Paulo é a Terceira Praia.

Quando a maré sobe, a faixa de areia desaparece. Houve um tempo em que ficava bem complicado atravessar ali, mas hoje em dia há um caminho acima da praia, onde é possível circular tranquilamente.

Nos pontos em que a maré avança, esses caminhos mais elevados surgem para salvar os caminhantes. Ou seja, maré baixa ou maré alta, dá para caminhar tranquilamente.

Só fique atento pois é aqui que termina a passarela de madeira. Caso seu hotel ou pousada fique a partir da Terceira Praia, é provável que você tenha que caminhar pela areia até lá. Nesse caso, se estiver com malas, procure os serviços dos carregadores de Morro de SP.

Aqui também rola o embarque para os passeios de barco. Caso você vá fazer o transfer de barco para Boipeba, por exemplo, através de um desses passeios, também vai embarcar por aqui.

Quarta Praia do Morro de São Paulo

E afinal chegamos na Quarta Praia. Não se preocupe, sem paradas, é possível fazer esse percurso entre as praias de Morro de São Paulo em cerca de 30 minutos.

Com menos estrutura que as suas antecessoras, a Quarta Praia é o lugar para quem prefere praias mais selvagens e tranquilas. Antigamente, nem existiam hotéis e pousadas por lá, mas pouco a pouco o lugar também está ganhando novas construções.

Para aproveitar as piscinas naturais, como de costume, é preciso consultar a tábua de marés. Procure os momentos em que a maré estiver mais baixa, e nos períodos de 2 horas antes ou depois.

Vá de sandália ou calçado específico para andar sobre as pedras. Elas podem incomodar quem vai descalço.

Pertinho das piscinas naturais, existem alguns ambulantes vendendo rações para os peixes e capas para colocar o celular dentro.

Os peixes circulam tranquilamente. Dá para vê-los mesmo sem snorkel, mas alguns vendedores alugam equipamento de mergulho.

No verão é muito difícil chover, mesmo que o tempo pareça bem fechado.
As praias parecem como as do Caribe, por isso, são conhecidas por muitos como o Caribe Bahiano.

Esperamos que você tenha uma estadia tranquila e curta muita Morro de São Paulo.