Passeio para ilhas dos Frades

9.jun.2021 | Passeios de Escunas

 

Passeio a Ilha dos Frades

Com direito a show de samba, frutas da estação para degustação e uma excelente bar abordo, o passeio de escunas pela mais famosa baia do Brasil tem destino a Ilha dos Frades, um santuário localizado na praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Durante a viagem você terá todo o tempo livre para se banhar em aguas cristalinas e conhecer os restaurantes típicos da região, incluindo o badalado Restaurante da Preta. Pra fechar com chave de ouro, com o incrível pôr- do sol no retorno a  Salvador.

Incluso:

Transporte

Não Incluso:

Alimentação / Bebidas

Despesa de caráter pessoal

Taxa de acesso (valor  25,00 por pessoa)

Horário de saída:  09:00

Local de partida

Terminal Turístico Náutico da Bahia

Duração do passeio: aproximadamente 8hs

Tipo de Embarcação: Escuna

Valor: (a partir de 6 anos) 70,00 por pessoa

 

Ilha dos Frades – Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe

A Praia da Ponta de Nossa Senhora é uma praia localizada na parte norte da Ilha dos Frades, Salvador, Bahia. Está entre o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Outeiro dos Carneiros. Tem uma grande faixa de mata nativa e é uma das praias mais procuradas da Ilha dos Frades, por causa de suas águas calmas, mornas e cristalinas, ótimas para o banho, a pesca, o mergulho e outros esportes náuticos. Dispõe também de barracas de praia, que garantem o conforto do turista, servindo frutos-do-mar e pescados. O badaladíssimo Restaurante da Preta está exatamente nesta praia, mais um motivo para visitar

A praia tem o selo Bandeira Azul, considerado o mais importante da categoria em todo o mundo e atribuído a praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental. Os critérios de atribuição da bandeira azul incluem diversos parâmetros em categorias como: qualidade da água, informação e educação ambiental, conservação do meio ambiente local, segurança, serviços e infraestruturas de apoio.

É sempre bom lembrar que, assim como a comunidade local teve que se adaptar para atender às exigências do selo Bandeira Azul, mantendo um padrão de conservação ambiental, o turista também tem essa mesma responsabilidade. O cuidado com o meio ambiente!

A praia Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe está em uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP), na Baía de Todos os Santos. Tem cerca de 50 moradores e, no verão (alta temporada), chega a receber 4 mil visitantes no fim de semana. Desta praia, é bem fácil ir andando até a Praia de Viração, coladinha a essa faixa de areia. Só que lá é deserto: bom para fotos sensacionais, mas sem barracas. Então, lembre-se de levar água.

Subindo o mirante, encontram-se o farol e a igrejinha de Nossa Senhora de Guadalupe, construída pelos portugueses em Ponta de Nossa Senhora no séc. XVII. Esta igreja, que estava totalmente abandonada e desmoronando, foi totalmente recuperada em 2007 pela Fundação Baía Viva. No alto do cume em que se encontra, foi instalado um mirante, de onde se descortina uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos. No fundo da igreja, encontra-se um cemitério, construção muito comum até o século XIX.

Foi necessário reconstruir, antes, toda a imensa escadaria que dá acesso à igreja. Ponta de Nossa Senhora dispõe agora de um novo píer, sanitários públicos, posto policial e de atendimento médico, além de um sistema de sinalização náutica para evitar a aproximação de embarcações na praia.